E-BOOKS
disponíveis agora on-line
POR QUE SUPERAR A INFÂNCIA?
Inspirações para autorreflexão
Como superar a infância é um e-book para te inspirar a refletir sobre a importância da infância, momento fundamental para a vida humana em que as bases afetivas para relação consigo mesmo, com os outros e com a vida são lançadas.
O livro também apresenta compreensões de como "máscaras infantis" são utilizadas como estratégias de enfrentamento do sofrimento mental e esboça como seu uso enrijecido afeta a vida adulta.
Chico Morais, psicólogo há mais de dez anos, se pauta em seus conhecimentos teóricos e vivenciais para tecer reflexões. Escreve de forma fluída e sem academicismos, como se fossem correspondências.
São 56 páginas distribuídas por 7 capítulos:
O assunto mais importante: sua infância
Nossa infância deveria ser o assunto sobre o qual temos mais domínio, uma vez que lá estão as fundações de toda nossa vida, especialmente da vida emocional. São nos primeiros anos de vida e nas relações que estabelecemos com nossos cuidadores que aprendemos, às vezes de maneira equivocada, qual nosso lugar e papel no mundo.
Infância bagunçada = vida adulta bagunçada?
Os primeiros parâmetros afetivos e morais que desenvolvemos ou que nos são impostos pelos nossos cuidadores são balizadores, ainda que de maneira pouco consciente, da vida adulta. O funcionamento mental infantil pode ser bastante simples, mas se arrastado para a vida adulta, pode afunilar as possibilidades de ser no mundo.
A boazinha
A vida emocional dos pais, ainda que sem qualquer intenção de dolo, pode despertar estratégias de enfrentamento muito precárias na infância. Ainda que aparentemente bastante apaziguadoras dos conflitos naturais, podem causar um sofrimento silencioso.
A criança prodígio
Há filhos que são concebidos para realizar missões emocionais pelos pais, na tentativa de mascarar seus próprios sofrimentos. Os desencontros entre necessidade infantil e amor idealizado dos pais como bases possíveis para o aparecimento da “síndrome do impostor”.
Uma peça do quebra-cabeças
O passado nos assombra ainda hoje. A criança escondida dentro do adulto pode, a qualquer momento, tomar o controle e fazer a maior birra, ou então esconder-se de medo e vergonha dos outros. A necessidade do reconhecimento dos nossos funcionamentos infantis como brechas para que o assombro se mantenha ainda hoje.
Reconhecimento e Superação dos traumas da infância
Algumas infâncias descritas como “normais”, podem vir a ser descobertas como infâncias traumáticas. À menos que essa descoberta ocorra, saímos pela vida sem saber que usamos lentes distorcidas e não temos condições de perceber até que ponto nossa reação emocional é realmente “normal” aos acontecimentos da vida.
Uma aliada no percurso: psicoterapia psicanalítica
Uma breve explicação sobre o que é psicoterapia, o que é psicanálise e como esse campo do saber pode ser uma ferramenta, dentre várias, no cuidado com a saúde mental e na superação da infância.
BÔNUS: 5 exercícios de visualização e escrita para te estimular a ampliar seu contato com as suas emoções e reflexões
PREÇO PROMOCIONAL DE LANÇAMENTO: R$ 29,60
CHICO MORAIS
psicólogo e artista
Psicólogo de formação e atuação clínica, desenvolve sua prática atualmente de modo on-line, com mais de dez anos de experiência em plantão psicológico, acolhimento e psicoterapia de orientação psicanalítica tanto para falantes de português quanto de inglês. Além de psicoterapia, oferece também supervisão. Atualmente escreve e-books e oferece cursos on-line, sendo o mais recente "Os sonhos e o sonhar" sobre interpretação dos sonhos, psicanálise e arte.
Enquanto artista multi-meios, já atuou e co-dirigiu peças de teatro, realizou mostras fotográficas, oficinas de fotografia e atualmente desenvolve livros-objetos no selo autoral, Pote Editora.